Aeronaves da Ciopaer realizam atendimentos aeromédicos simultâneos em Juazeiro do Norte e em Sobral

0
230

Duas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) entraram em ação, no início da tarde desta quarta-feira (20). Em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), os helicópteros Fênix 07 e 03 realizaram atendimentos aeromédicos em Sobral e Juazeiro do Norte, respectivamente.

O atendimento em Sobral teve como objetivo o socorro a uma criança de seis anos. Nesse caso, a menina apresentava um quadro de sangramento abdominal e precisava ser transportada para Fortaleza. A condução foi feita pela aeronave Fênix 07, que é equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. A garota foi encaminhada de Sobral para a sede da Ciopaer em Fortaleza e de lá para a unidade de saúde destacada para o atendimento em ambulância da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com quem o Samu/CE mantém um convênio.

No segundo caso do dia, a aeronave Fênix 03 foi acionada para realizar o transporte de uma jovem de 16 anos, de Iguatu até a cidade caririense de Juazeiro do Norte. A adolescente apresentava traumatismo cranioencefálico, em decorrência de um acidente de moto. Esse atendimento contou com a participação de um médico e de uma enfermeira do recém-implantado serviço aeromédico da Base Cariri da Ciopaer.

As duas ações realizadas nesta quarta-feira (20) pelas aeronaves reduziram consideravelmente o tempo de socorro aos pacientes. O deslocamento da criança de Sobral para a Capital foi diminuído de cinco para uma hora e o transporte da vítima de Iguatu para Juazeiro do Norte de mais de duas horas para uma hora.

Postado: Pelo site caririverdade.com

SEM COMENTÁRIOS