quinta-feira , julho 9 2020
Home / Destaque / ‘É como se fosse um segundo aniversário’, diz 800º paciente a receber alta do hospital no PV

‘É como se fosse um segundo aniversário’, diz 800º paciente a receber alta do hospital no PV

Em funcionamento desde abril de 2018, a unidade de saúde criada para atender pacientes com Covid-19 conta com 280 leitos de internação Na foto, José Eduardo segura a placa de paciente 800°, ao lado da esposa, Andreia Albuquerque, da bebê de 3 meses, Ayla Cibele, e da equipe médica. Foto: José Leomar/SVM

O hospital de campanha instalado no Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza, registrou, nesta sexta-feira (5), a alta do 800º paciente da unidade, que foi criada para José Eduardo Araújo Mariano, de 43 anos, foi o 800º paciente a deixar o hospital de campanha. Pai de três filhos, ele estava preocupado com a possibilidade de não estar presente para ver o crescimento da filha mais nova, de três meses.”Já tenho filhos grandes e não consegui acompanhar e dar a atenção que deveria. Não queria que acontecesse o mesmo com ela”, disse emocionado. tratar pessoas com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Profissionais de saúde e família do paciente 800 a se recuperar comemoraram a alta hospitalar.

Foto: José Leomar/SVM

Eduardo ficou 18 dias internado e passou por três unidades médicas, a UPA do Cristo Redentor, o Instituto Doutor José Frota (IJF) e o PV. Ele é hipertenso e diabético.”Fui ameaçado de ser intubado. Passei dois dias sedado. Graças a Deus, retornei. Pra mim é como se fosse um segundo aniversário. É um momento inexplicável. Pensei que não fosse sobreviver. Sou muito grato a Deus e a equipe médica”, afirmou. 

Dona Nilza e José Eduardo receberam alta nesta sexta-feira (5).

Foto: Natinho Rodrigues

Paciente 799º com 95 anos

Antes dele, a saída de uma outra pacinete também emocionou quem estava no hospital. Nilza Calvalcante de 95 anos, foi a paciente 799° a receber alta médica. Ela e outros 16 membros da família foram diagnosticados com a Covid-19, e cinco deles precisaram ser internados.

 Cearense cria ‘lona do abraço’ para reencontro de criança e avós durante pandemia; veja vídeo

 Em Sobral, apresentação de sanfoneiro anima pacientes e profissionais em hospital de campanha

Raíssa Alencar, sobrinha da Dona Nilza, contou que a preocupação maior era com a tia. “A gente fez um grupo, grupo da doença. Foram dias de luta, mas hoje está todo mundo bem. A gente se preocupava por conta da idade dela”,

contou.

A idosa foi tranferida para o Hospital de Campanha no PV no dia 28 de maio. Até então, ela estava recebendo tratamento médico na UPA do Bairro Itaperi. “Todos estão bem e ela era a última a estar internada”, comemorou Raíssa.

 Em sete dos 184 municípios cearenses, mais de 90% se recuperam da Covid-19

 ‘Deus me deu esse propósito’, diz sobralense recuperado e que agora reza em hospitais

Hospital de Campanha no PV

A unidade de saúde alcançou nesta semana também a marca de 1.000 acolhimentos em menos dois meses de funcionamento. Inaugurado em abril, o hospital foi planejado para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus de baixa e média complexidade.

Com o aumento da demanda interna, parte dos leitos foram destinados aos casos mais graves, aqueles que necessitam de ventilação mecânica. Atualmente, o hospital conta com 280 leitos de internação e possibilidade de expansão para mais 56.

Coronavírus no Ceará

Dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde (Sesa), atualizados às 9h39 nesta sexta (5), apontam que o Ceará chegou a 60.504 confirmações da doença no estado e 3.847 óbitos registrados.

Mapa da Covid-19 no Ceará

Fonte: Diário do nordeste

Postado: Pelo repórter Michel Dantas do site caririverdade.com

Deixe uma resposta